Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, as novas datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas. Ficou definido que as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. O Enem digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação das provas será em 24 e 25 de fevereiro. Já os resultados das avaliações serão divulgados no dia 29 de março.
Google abre inscrições para programa de bolsas de estudo para América Latina
Diversos representantes de órgãos ligados à educação participaram da coletiva. Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), disse que serão adotadas medidas sanitárias necessárias para garantir a segurança durante aplicação das provas. Já Maria Cecília Amendôla da Motta, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), declarou que a data foi escolhida porque seria "menos danosa a todos". Outra informação apresentada foi a possibilidade de realizar três etapas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) durante o ano, um a mais do que os dois que normalmente ocorrem anualmente.
Uma pesquisa realizada pelo Inep, em junho, com os alunos que pretendem prestar as provas do Enem, mostrou que 49,7% dos candidatos preferiam que o exame fosse aplicado em maio. A justificativa para a escolha do mês de janeiro foi baseada no resto da votação, que apontou dezembro de 2020 e janeiro de 2021 como o melhor período. Além disso, o Ministério da Educação também justificou na resposta as necessidades das instituições de ensino públicas e privadas.
Aplicativo oficial do Enem tem simulados e provas de edições anteriores
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ser aplicado em dezembro deste ano, mas a data oficial ainda não foi definida. Já em relação ao Revalida, o edital para compor a comissão que criará a prova, deve ser lançado ainda nesta quarta-feira.